Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Protagonistas, coadjuvantes e figurantes

Protagonista é a personagem principal de uma narrativa, como obras literárias, cinematográficas, teatrais ou musicais. Sobre ela a trama é desenvolvida. As principais ações são realizadas por ela ou sobre ela.


Coadjuvante é aquele que não é protagonista ou é o nome genérico de outros personagens de menor importância.


Figurante é a personagem de um filme que não é fundamental para a trama principal e serve apenas como composição do cenário ou formação das personagens principais







Tendo plena consciência dessas informações eu pergunto, quem em sã consciência opta por ser apenas coadjuvante na vida dos outros, ou pior ainda,  simplesmente figurante na vida real?
Temos todos os dias 24 horas para agirmos a nossa vida! Por que então tem gente que se sujeita em ser um mero acessório na vida dos outros? 
No domingo eu fui a igreja, lugar ao qual eu costumava ir pelo menos 2 vezes na semana no último ano, e uma pessoa que eu não via a muito tempo, durante uma conversa me disse que eu estava "bem", e que nas últimas vezes que tinha me visto eu estava parecendo triste. 
E sabe de onde veio essa mudança? Do momento em que eu deixei de ser uma figurante naquela "comunidade"!  Na hora em que eu abri mão de ser uma composição do cenário da Jesus Sacramentado eu me libertei. Foi um passo difícil, doloroso e complicado (e eu ainda vou dedicar um post todinho sobre isso) mas eu consegui. Agora eu sou a protagonista e autora da minha história, uma coisa meio Woody Allen. A tal história ainda não está do jeito que deveria estar, mas a cada dia eu tenho a chance de melhorar e aprimorar, porque eu sou a protagonista, oras! As principais ações são realizadas por mim ou sobre mim. E chega de ser um personagem de menor importância ou uma composição do cenário. 
Preciso ainda de muita coisa para que a história seja do jeito que eu quero, mas a gente tem que começar de algum lugar e eu comecei afastando aquilo que não me fazia bem, nenhum pouquinho de bem!

That't All Folks!



Nenhum comentário:

Postar um comentário