Páginas

sábado, 13 de junho de 2015

Felicidade Plena

O que é a felicidade plena?
Analisando os resultados do questionário para o Ensaio sobre a Felicidade vi que a maioria (63,8%) acredita ser possível atingir a felicidade plena, mas apenas 16,6% se consideram plenamente felizes (55% as vezes se consideram plenamente felizes e 28% não se consideram). 
E eu fiquei intrigada com a diferença gritante entre quem acredita ser possível atingir a felicidade plena e quem se considera plenamente feliz. O que faria um percentual tão grande acreditar, mas tão poucos considerarem-se plenamente felizes? E, principalmente, o que impede quase 50% das pessoas que responderam a pesquisa levanteram e buscarem a felicidade plena?
No questionário, eu também perguntei o que faltava para a felicidade plena e tive muitas respostas diferentes, houve quem falasse em estabilidade (financeira e "de modo geral"), houve quem falasse em ter filhos, paz interior, dinheiro, liberdade, realização de sonhos e planos, enfim, está sempre faltando alguma coisa.
E me veio a dúvida, está de fato faltando mesmo alguma coisa ou nós é que não aceitamos o quão simples é ser feliz?
Somos bombardeados com um ideal de felicidade, corpo x, quantidade y no banco, celular z, relacionamento impecável com sexo abrasador e diário, e mais uma porção de coisas que por si só são contraditórias.
Será que o que nos impede de ser feliz não é, simplesmente, a falta de foco naquilo que realmente nos faz feliz? 
Jean-Jacques Rousseau acreditava que o ser humano era originalmente feliz e com o advento da civilização foi perdendo a felicidade, certo? Baseando-me nessa teoria, posso dizer que todos somos felizes na essência, mas buscamos sempre mais porque não conseguimos aceitar a felicidade das pequenas coisas ou talvez porque não aceitamos ser felizes com menos que os outros.
A felicidade é subjetiva, cada um sabe o que e quanto lhe faz feliz e basear essas coisas nos padrões de outros é garantia de nunca encontrar a felicidade plena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário